Atualizado: 18 de jun.
Após passar por Quixadá, a exposição Colab EU/IA passa a ser exibida em Fortaleza no dia 10 de junho de 2025, no Hub Cultural Porto Dragão. A mostra, com entrada franca, permanece em cartaz até o próximo dia 15 e propõe, numa proposição de uma reflexão sobre processos criativos mediados por inteligência artificial, código e interação em tempo real.
Fotos: Rômulo Santos
A exposição é composta por três obras interligadas que utilizam programação e sistemas de retroalimentação audiovisual para criar composições dinâmicas a partir do som ambiente e da interação do público. Uma das particularidades do projeto é a integração com modelos de linguagem baseados em inteligência artificial, que colaboram com o artista ao longo do processo de criação dos códigos que estruturam as obras. O trabalho ocupa a Praça das Artes do Hub Cultural Porto Dragão, com projeções, inputs de audio e video e sistemas interativos distribuídos pelo espaço.
Colab EU/IA é financiada pelo Edital de Apoio Audiovisual Cearense – Produções, na categoria Novas Mídias (Lei Paulo Gustavo), com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e do Instituto Dragão do Mar.
#ParaTodosVerem | Fotografia colorida da exposição Colab EU/IA, de Tobias Gaede, no Hub Cultural Porto Dragão, em Fortaleza. No centro do espaço expositivo, vários tripés com microfones, câmeras e projetores estão posicionados de forma interligada, voltados para as paredes. Três projeções retangulares exibem imagens digitais abstratas em preto, branco e tons de vermelho, semelhantes a padrões de ruído visual. À esquerda da imagem, três painéis escuros com texto explicativo apresentam informações sobre a mostra. À direita, três pessoas observam a instalação: uma veste blusa verde e calça bordô, com uma bolsa clara no ombro; outra usa camisa preta; e a terceira veste blusa preta e calça clara. Estão em pé, de costas ou em perfil, demonstrando atenção à obra. O chão é de cimento, com marcações vermelhas, e o teto tem estrutura metálica com luminárias expostas.