"COLAB EU/IA" É INAUGURADA NA CASA DE SABERES CEGO ADERALDO, EM QUIXADÁ
- Tobias Gaede
- 2 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de jun.
A exposição Colab EU/IA foi inaugurada no último dia 1º de junho de 2025 na Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá, marcando o início de circulação do projeto em solo cearense. A mostra permaneceu aberta ao público até o dia 6 de junho, reunindo visitantes da cidade e região em atividades voltadas para a experimentação e o debate sobre criação artística mediada por tecnologia.
Fotos: Tim Oliveira e Pedro Matheus
Composta por três videoinstalações conectadas por um sistema de retroalimentação contínua, Colab EU/IA utiliza códigos de programação e modelos de linguagem para produzir imagens e sons em tempo real. O projeto parte de um processo de interação textual entre artista e máquina, incorporando contribuições de um chatbot de inteligência artificial na própria elaboração das obras. A proposta estimula reflexões sobre os limites da autoria, os desafios éticos no uso dessas tecnologias e o papel das máquinas nos processos criativos contemporâneos.
Durante o evento de abertura da exposição em Quixadá, houve um momento de apresentação do projeto ao público presente. Além disso, foi realizada uma oficina interna com a equipe da Casa de Saberes, abordando o funcionamento técnico das instalações e os conceitos envolvidos na mostra.
Financiada pelo Edital de Apoio Audiovisual Cearense – Produções, na categoria Novas Mídias (Lei Paulo Gustavo), a exposição conta com apoio do Instituto Dragão do Mar e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
Após a apresentação em Quixadá, Colab EU/IA segue para Fortaleza, onde será exibida entre os dias 10 e 15 de junho no Hub Cultural Porto Dragão.
#ParaTodosVerem | Fotografia em ambiente interno da instalação da exposição Colab EU/IA, de Tobias Gaede, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá. A imagem mostra três salas interligadas com paredes brancas e portas de madeira pintadas de verde. Em cada parede, há projeções retangulares com imagens abstratas em preto e branco, semelhantes a ruídos visuais digitais. No centro da sala mais próxima, estão posicionados três projetores sobre tripés, voltados para direções diferentes. Um microfone sobre pedestal está em primeiro plano, à esquerda. O chão é de madeira, e o espaço tem iluminação baixa, destacando as projeções e os equipamentos eletrônicos.






























Comentários