top of page
Buscar

DUAS OBRAS SÃO EXIBIDAS EM MOSTRA DA CONFERÊNCIA GOSIM HANGZHOU, NA CHINA

  • Foto do escritor: Tobias Gaede
    Tobias Gaede
  • 22 de set.
  • 1 min de leitura

Tobias Gaede foi selecionado para integrar o AI for Humanity Spotlight na edição 2025 do GOSIM Hangzhou, com duas obras incluídas na mostra: Código Concreto e Gênese de Estranhos Seres sem Vida. Das mais de 200 submissões de todo o mundo, os trabalhos foram escolhidos para compor esse showcase de projetos que exploram como a IA generativa "pode promover empatia, criatividade compartilhada e coexistência ética", como definido pela curodaria do evento.


Imagem das obras exibidas no AI for Humanity Spotlight
Imagem das obras exibidas no AI for Humanity Spotlight

O GOSIM Hangzhou ocorreu entre 13 e 14 de setembro de 2025, sendo a principal conferência de código aberto da China, com enfoque na convergência entre inovação, colaboração e avanços tecnológicos. Esta edição foi sediada em Hangzhou, capital da província chinesa de Zhejiang. O AI for Humanity Spotlight ocorreu paralelamente à conferência, proporcionando uma visão ampla das aplicações práticas em educação, saúde mental e acessibilidade até explorações artísticas em artes visuais, literatura e performance em suas conexões com as práticas da inteligência artificial.


Trecho de Código Concreto, exibida pela primeira vez em sua versão em inglês no GOSIM 2025.
Trecho de Código Concreto, exibida pela primeira vez em sua versão em inglês no GOSIM 2025.

Gênese de Estranhos Seres sem Vida foi desenvolvido para exibição no ambiente web, e gera, em tempo real, criaturas digitais por regras probabilísticas que simulam metaforicamente o processo de mitose celular, em que uma forma inicial vai se multiplicando exponencialmente até gerar um "corpo" mais complexo. Código Concreto é formado por códigos de programação que incorporam elementos poéticos em sua estrutura, inspirado pela Poesia Concreta, movimento que expande as fronteiras da literatura. Em Hangzhou, pela primeira vez é trazida sua versão em língua inglesa, possibilitando a circulação internacional da obra.

 
 
 

Comentários


bottom of page