COLAB EU/IA: A CRIAÇÃO ARTÍSTICA PELA INTERAÇÃO ENTRE HUMANO E MÁQUINA
- Tobias Gaede
- há 14 minutos
- 2 min de leitura

Ao longo do mês de junho, os espaços Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá, e Hub Cultural Porto Dragão, em Fortaleza (ambos equipamentos culturais do Instituto Dragão do Mar), receberão a exposição Colab EU/IA, do artista visual e pesquisador Tobias Gaede. A mostra é fruto de um projeto que explora as fronteiras entre arte generativa, inteligência artificial e a colaboração entre humano e máquina.
Colab EU/IA é composta por três videoinstalações, conectadas por um sistema de retroalimentação contínua que utiliza códigos de programação para gerar imagens e sons. Uma peculiaridade do projeto é o uso que faz de ferramentas de inteligência artificial baseadas em Large Language Models, que possibilitam uma interação textual entre o artista e a máquina, num longo de um processo de troca de mensagens com o chatbot da IA. Esse processo criativo levanta questões sobre a relação entre o ser humano e as ferramentas digitais, propondo um debate sobre como a inteligência artificial altera a dinâmica da criação artística e os desafios éticos e sociais que essas tecnologias trazem à arte.
A exposição tem acesso público e gratuito, com uma programação que inclui momentos de conversa com a equipe do projeto. Colab EU/IA é financiado pelo Edital de Apoio Audiovisual Cearense - Produções (Lei Paulo Gustavo), da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, na categoria Novas Mídias, e conta com o apoio do Instituto Dragão do Mar.
Serviço:
Casa de Saberes Cego Aderaldo (Quixadá): 1 a 6 de junho, R. Pascoal Crispino, 167, Centro, Quixadá.
Hub Cultural Porto Dragão (Fortaleza): 10 a 15 de junho, R. Bóris, 90, Centro, Fortaleza.
#ParaTodosVerem | Cartaz com fundo escuro texturizado, em preto e cinza, com estética de ruído digital. À esquerda, em letras cinza claro, está escrito o título da exposição: Colab EU/IA, seguido pelo nome do artista: Tobias Gaede. Abaixo, uma faixa cinza clara com letras pretas contém os dizeres: EXPOSIÇÃO | ARTE COMPUTACIONAL. Na sequência, aparecem as informações das duas cidades que receberão a exposição: Quixadá – 1 a 6 de junho - Casa de Saberes Cego Aderaldo - Abertura: 1º de junho, às 18h. Fortaleza – 10 a 15 de junho - Local: Hub Cultural Porto Dragão - Abertura: 10 de junho, às 18h. à direita do cartaz, estão os logotipos dos apoiadores: Instituto Dragão do Mar, Casa de Saberes Cego Aderaldo, Hub Cultural Porto Dragão, Governo do Estado do Ceará, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil.
Comments